Que porra é essa? Delírio visual de um filme metaforicamente ousado e reflexivo
O filme mais premiado da história do cinema, venceu 165 prêmios, entre eles os 7 Oscars, Melhor filme, direção Daniel Scheinert e Daniel Kwan, roteiro original, atriz Michelle Yeoh, ator Ke Huy Quan, atriz coadjuvante Jaime Lee Curtis, melhor montagem.
Nesse filme da A2 que tem Joe Russo e Anthony Russo na produção tem várias referencias e assuntos abordados.
O filme trata de existencialismo, sentido da vida, luta pelo futuro, empatia, aceitação, amor geracional, conflitos de geração, depressão, revelação, liberdade, isolamento sentimentos internos, mundo digital, um monte de coisa que o filme faz através de mensagens subliminares.
Falando do sonho americano que é mais um tema que o filme aborda, Evelyn (Michelle Yeoh) é proprietária de uma lavanderia, e na receita federal vai tentar ampliar seu empreendimento.
Evelyn é casada com Waymond (Ke Huy Quan), e ele vai apresentar ela pro multiverso, onde será descoberto que ela tem a missão de salvar todos multiversos, sem saber o que está acontecendo, ela vai descobrindo aos poucos, e ganhando poderes, adquirindo habilidades, alguns momentos lembra Matrix nessa questão das habilidades.
O filme vai abordar fortemente a questão de relacionamento mãe e filha, a filha de Evelyn, Joy (Stephanie Hsu), ela é lésbica, e a mãe por mais que diz que aceita o fato, da pra notar que tem problema com essa questão.
O filme divido em 3 partes, usando o título, onde a primeira chama Tudo, a segunda chama Em Todo Lugar, a terceira se chama ao mesmo tempo, vai equilibrando bem ação, ficção, humor, temática social.
Os momentos finais é sensacional, o ato final é brilhante e o melhor do filme.
Muitas doidera acontece no filme, como dedos de salsicha, enfiar coisas na região imprópria para ganhar mais poderes, mas também muitas linguagens subliminar de sentido reflexivo como por exemplo ser uma pedra.
Frases bem encaixadas, como por exemplo:
Você me diz que o Mundo é um Lugar cruel, e que andamos em círculos, eu sei de tudo isso, pois estou na terra.
A Cada Momento que passa você teme perder a chance de fazer a sua vida valer a pena.
Direito é uma pequena caixa inventada por pessoas que têm medo.
Quando escolho ver o lado bom das coisas, não estou sendo ingênuo. É estratégico e necessário. Foi assim que aprendi a sobreviver a tudo.
Um fator dos maiores interessantes no filme é usar o multiverso como metáfora, que é uma alusão de como enxergamos o mundo, passado, presente, futuro e as gerações e mudanças da vida, e coisas que as pessoas as vezes não querem falar pra gente, mas ficam pensando.
Um filme que precisa ser assistido mais de 1 vez para se compreender ainda mais lógicas dos detalhes e sentidos relatados.
Vale muito a pena, pois é uma obra grandiosa, direção competente, e uma montagem realmente bem certeira.
Uma curiosidade, Jackie Chan foi a primeira opção para ser o protagonista do filme, mas não aceitou devido a conflitos de agenda.
No elenco também tem James Hong, Jenny Slate, Biff Wiff, Tallie Medel, Sunita Mani, Harry Shum Jr., Brian Le, Michiko Nishiwaki, Randy Newmar, Aaron Lazar, Waymond Lee, Jane Lui, Elle Alexander, Audrey Wasilewski, Randall Archer, Timothy Eulich, Craig Henningsen, Craig Ng, Efka Kvaraciejus.
![]()

