Hoje, Santos está fazendo aniversário de 480 anos, uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada oficialmente em
1546. Desde o início, teve papel estratégico na colonização portuguesa, principalmente pela sua localização privilegiada para o escoamento de riquezas.
Desde o final do século 19, com a valorização do café brasileiro no mercado internacional, Santos tornou-se o principal porto exportador do país. Isso atraiu trabalhadores, comerciantes, imigrantes (especialmente italianos, portugueses e japoneses) e investimentos.
Santos possui aproximadamente de área: 281 km² e uma densidade demográfica de 1.490 habitantes por km² e assim como sua cidade vizinha, Praia Grande, teve um grande crescimento demográfico em um pouco mais de 100 anos (1872 a 1991).
Santos é uma cidade famosa por abrigar o maior porto da América Latina , o Porto de Santos. Isso faz da cidade um ponto estratégico para a economia brasileira, com um vaivém constante de navios, culturas e histórias.
Atualmente é a cidade mais feminina do país e tem a estrutura etária mais envelhecida entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.
A orla de Santos é um dos grandes cartões-postais da cidade:
O Jardim da Orla: É considerado o maior jardim de Orla Marítima do mundo. E é ideal para quem quer caminhar, andar de bicicleta ou até mesmo ficar admirando a vista.
Há praias com uma ótima estrutura, quiosques e ciclovias como as praias do: Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida, Ponta da Praia entre outras.
Eu vou falar de alguns pontos turísticos de Santos: Aquário Municipal: É um dos mais frequentados pelas famílias e turistas e também é um dos mais antigos do Brasil.
Além disso tem o Museu do Café: (Bolsa Oficial do Café). Um dos passeios obrigatórios para se visitar na Cidade.
Rua XV de Novembro: Lugar histórico que possui construções do período onde o café dominava na cidade. (Final do século 19).
Além da Linha Turística do Bonde que é o passeio clássico que percorre o Centro Histórico da cidade, mas com guias dando informações sobre as ruas históricas.
Uma outro ponto turístico que merece ser citado é Panteão dos Andradas: A cidade fez figuras centrais da Independência do Brasil. E principalmente aos irmãos Andrada.
E para os amantes de futebol e de Pelé, nós temos:
Museu Pelé: Nesse lugar tem de tudo relacionado ao Rei Pelé. E conta toda a trajetória desse grande jogador. Além disso, Santos Futebol Clube e Estádio da Vila Belmiro.
E o Teatro Coliseu: importante espaço cultural, com programação variada.
E para aqueles que querem passear de barco, escuna e afins há passeio de escuna pelo Porto de Santos : uma forma incrível de entender a dimensão e a importância do porto. Mirantes e áreas de observação na Ponta da Praia para ver navios de grande porte. E um terminal de cruzeiros (Concais), ponto de chegada de turistas internacionais.
Enfim, há todos tipos de passeios e pontos de turismo. Que vai agradar a todos, a gregos e a troianos. Enfim, é uma cidade histórica, mas com lindas paisagens e um belo lugar para se passar as férias ou até mesmo morar. E para quem gosta de baladas e curtir a noite com amigos e até mesmo sozinho, tem bares de todos os tipos.
Quanto aos famosos: Ainda no esporte, temos: O próprio Pele, Giovanni que é ex jogador do Santos. Fez muito sucesso nos anos 1990 e Diego Ribas outro jogador de grande destaque e que foi descoberto pelo time (Santos Futebol Clube).
Na televisão temos: Alexandre Borges, Oscar Magrini, Ney Latorraca, Bete Mendes, Paulo Vilhena. Na música temos: Chorão, Tulipa Ruiz. Além disso temos: Rubens Ewald Filho, Rogério Sampaio e Celso Amorin. Entre tantos outros.
Eu também nasci nessa cidade, mais não conto como famosa. Para mim, é a cidade litorânea mais completa em relação a pontos turísticos e claro a variedade de programações, passeios e lugares para se conhecer. Santos é uma cidade tão linda, encantada e abençoada que até fizeram música para ela. “Na estrada de Santos”…
![]()


Parabéns pela matéria