‘APNEIA’, DE LÔ POLITI, É SELECIONADO PARA O MERCADO DO FESTIVAL DE BERLIM

Cinema

COM DIREÇÃO DE LÔ POLITI, ‘APNEIA’ É O ÚNICO PROJETO BRASILEIRO SELECIONADO PARA O MERCADO DE COPRODUÇÃO DO FESTIVAL DE BERLIM

Depois de documentar o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff em Alvorada e assinar a biografia de Gal Costa em Meu Nome é Gal, a cineasta Lô Politi está de malas prontas para Berlim. Na bagagem, ela e o produtor Leonardo Mecchi levam o projeto que se transformará no quinto longa-metragem da diretora, APNEIA. Ambientado em 1975, o filme contará a história de Alice, uma menina de 11 anos que é constantemente confundida com um garoto e tenta mudar seu comportamento para conseguir ser aceita.

Único projeto brasileiro selecionado para o Berlinale Co-Production Market — o mercado de coprodução do Festival Internacional de Cinema de Berlim — APNEIA tem como produtora nacional a Enquadramento Produções, comandada por Mecchi, responsável por filmes como Los Silencios (Cannes, 2018), A Febre (Locarno, 2019) e O Estranho (Berlinale, 2023).

Apesar de não ser diretamente inspirado na infância da diretora, Politi explica que o filme é muito conectado às suas memórias: “Essa não é exatamente a minha história, mas todo o universo retratado em volta dela é o meu universo particular. A rua onde nasci, o bairro em que vivi, as relações sociais e familiares ao redor das quais eu cresci.” Ela afirma que sua intenção em contar essa história vem de um desejo de mergulhar em “temas universais de identidade e liberdade”“Olhar pra esse assunto com a lupa das questões da infância pode ajudar muito a compreender, por uma via mais sensorial e subjetiva, o drama que essas crianças vivem”, defende a diretora.

O Berlinale Co-Production Market reúne todos os anos centenas de produtores e profissionais de cinema de todo o mundo para descobrir novos projetos e fomentar colaborações entre países, oferecendo uma ampla janela de visibilidade internacional antes mesmo de os filmes serem realizados. “Representar o Brasil num evento desse porte, neste momento, é especialmente simbólico. O interesse internacional pelo nosso cinema está em alta, e participar desse espaço com APNEIA reforça como o investimento em desenvolvimento e novos talentos é fundamental para que esse movimento tenha continuidade em toda a sua potência e diversidade”, afirma Leonardo Mecchi. O evento acontece durante o Festival de Berlim, entre 14 e 17 de fevereiro.
Sinopse:
Em 1975, uma garota de 11 anos é constantemente confundida com um menino e tenta mudar seu comportamento para ser aceita. Seu único alívio são as tardes em que passa sozinha na piscina do clube, até que uma tragédia a conduz a uma jornada de autodescoberta e aceitação.
FICHA TÉCNICA:
Roteiro e Direção: Lô Politi
Produção: Leonardo Mecchi
Empresa produtora: Enquadramento Produções
País e ano de produção: Brasil, 2026
A DIRETORA
Lô Politi é uma diretora e roteirista com um histórico notável na indústria cinematográfica. Seu filme de estreia, Jonas, ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema do Rio e está disponível na Netflix em 190 países. Seu segundo longa-metragem, Sol, lançado no final de 2022, recebeu aclamação da crítica e conquistou prêmios em festivais como Rio, Miami, Los Angeles e Brics.

Lô também dirigiu o documentário Alvorada, sobre o impeachment da presidente brasileira Dilma Rousseff, o que lhe rendeu o prêmio de Melhor Direção no CCXP Awards. Seu filme mais recente, Meu Nome é Gal, retrata a vida da cantora brasileira Gal Costa entre 1966 e 1971 e foi lançado em outubro de 2023 com grande sucesso de crítica e bilheteria. Desde então, tem participado de vários festivais, incluindo os do Rio, Havana, Los Angeles, Paris, entre outros. O próximo projeto de Lô Politi, APNEIA, será seu quinto longa-metragem.
FILMOGRAFIA
Jonas (2015)
Alvorada (2021)
Sol (2021)
Meu Nome é Gal (2023)
O PRODUTOR
Leonardo Mecchi é produtor de cinema e fundador da Enquadramento Produções, empresa independente sediada em São Paulo com foco em coproduções internacionais. Através de sua produtora, foi responsável por filmes como A FebreLos SilenciosO EstranhoRejeito e A Transformação de Canuto, realizados em coprodução com países como França, Alemanha, Colômbia e Estados Unidos, e selecionados para alguns dos mais importantes festivais internacionais, como Cannes, Berlinale, Locarno, Toronto, San Sebastián e IDFA.

Como produtor executivo, trabalhou em obras como A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert; Carvão, de Carolina Markowicz; e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, de Fernando Fraiha, conciliando títulos de grande alcance de público com filmes autorais premiados. Foi também produtor associado do documentário O Processo, de Maria Augusta Ramos, e encontra-se atualmente na preparação de Selvajaria, novo longa-metragem do cineasta português Miguel Gomes (Melhor Diretor em Cannes), adaptação de Os Sertões, de Euclides da Cunha, com previsão de filmagens em 2026.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *