Governadores japoneses se declaram contra a xenofobia

Atualidade Politicas e Sociais Redes Sociais Temáticas Sociais


Grupo de representantes liderado pelo governo de Shizuoka saem em defesa dos imigrantes no país

Os residentes estrangeiros instalados no Japão ganharam esta semana aliados importantes. Diante do crescimento da ultra direita local como a do Partido Sanseito, a Associação Nacional de Governadores do Japão (NGA) – emitiu uma declaração conjunta com a intenção de atuar no combate a disseminação de xenofobia e notícias falsas, propagadas nas redes sociais.

A iniciativa liderada pelo Governador de Shizuoka Yasutomo Suzuki, foi colocada em público na última terça-feira, dia 11 de novembro.

No próximo dia 26 ainda deste mês, está previsto uma reunião com os 47 governadores japoneses. Até o momento já foi feito uma elaboração central de um plano básico para melhor acolhimento dos estrangeiros, com a promulgação de uma Lei contendo regras de convivência multicultural, além da criação de uma organização que ficará responsável pela supervisão e cumprimento das diretrizes.

Foto: Associação dos Governadores do Japão durante reunião em Aomori

Destaques do documento

Foram divulgados alguns destaques contidos na declaração pública:

Promoção da coexistência multicultural – visando a defesa de medidas que promovam a boa relação e comunidade entre japoneses e imigrantes.

Coexistência baseada em regras e na garantia de paz de espírito – lembrando que o multiculturalismo não significa a aceitação desordenada ou preferencial de estrangeiros mas sim, o seguimento das regras para melhor interação e auxílio incluso a oportunidade de aprendizado no idioma local.

Disseminação de informações precisas e proativas – destacando que os estrangeiros se tornaram indispensáveis para a comunidade como em mão de obra devido ao declínio populacional e em diferentes setores como indústria, serviços, construção civil e saúde.

Integração com o governo central

No fim de Julho deste ano houve a realização de uma reunião da Associação dos Governadores com uma proposta sendo enviada ao governo central, contendo melhorias do ambiente para a aceitação dos imigrantes:

Do ponto de vista dos governos locais, os estrangeiros são considerados residentes e membros da comunidade, da mesma forma que os japoneses” – afirma o documento emitido.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *