Mas afinal, o que é esse tal BDSM?

BDSM Comportamento Curiosidades

Existem inúmeras formas de relacionamentos afetivos e sexuais entre as pessoas. Essa afirmação não se refere apenas a questões como orientação sexual ou identitarismo, mas principalmente à forma, ao método ou à mecânica que as relações se dão. Uma das formas mais desconhecidas e que sofrem maior rejeição e preconceito é a prática do BDSM.

Esse artigo (primeiro de uma série) tem como principal objetivo esclarecer e desmitificar o entendimento (ou falta de) sobre essas práticas relacionais que são bem mais comuns do que a maioria da sociedade imagina. Muitos até já praticam (em menor escala) e nem têm conhecimento disso.

Mas afinal, o que é esse tal BDSM? Para começar a compreender, vamos analisar a sigla BDSM, que se refere a uma série de práticas sexuais e estilos de vida relacionais consensuais, tendo como base dinâmicas de poder, controle e sensações físicas e emocionais.

Vamos aos significados das letras da sigla e à própria etimologia das palavras a que cada letra se refere:

  • B & D (Bondage & Discipline): Refere-se a técnicas de imobilização (amarras, algemas, etc.) e disciplina, que envolvem o estabelecimento de regras e limites entre os praticantes.
  • D & S (Domination & Submission): Determina a dinâmica de dominação e submissão, onde uma pessoa assume o papel de dominante (Dom ou Domme) e a outra o de submissa (sub ou bottom).
  • S & M (Sadism & Masochism): Diz respeito ao sadismo (obter prazer através de provocar dor ou humilhação consensual em outra pessoa) e ao masoquismo (obter prazer ao sentir dor física ou psicológica consensual).

O BDSM é caracterizado por uma filosofia pautada no consenso, na segurança e na sanidade. Com isso, chegamos a outra sigla fundamental para a prática do BDSM: SSC (Safe, Sane, Consensual).

O SSC é absolutamente indispensável para as relações dentro desse estilo de vida, pois é imperativo que as práticas sejam acordadas e consentidas mutuamente por todos os envolvidos, de forma livre e comunicada (Consentimento). O consentimento pode ser retirado a qualquer momento.

Também é imprescindível que os praticantes tomem cuidados e medidas para garantir a segurança física e emocional dos envolvidos, evitando danos, usando equipamentos e técnicas seguras e adequadas (Segurança).

Por fim, outro aspecto essencial envolve a capacidade de tomar decisões racionais sobre as atividades praticadas e estabelecer limites claros e inequívocos, como, por exemplo, o estabelecimento de uma palavra-chave (safe word) que, ao ser verbalizada, faz com que a sessão seja suspensa imediatamente (Sanidade).

Resumindo, o BDSM é um universo extremamente amplo de exploração da sexualidade e do prazer por meio de diferentes dinâmicas de poder e sensações, porém, sempre com a comunicação muito clara e o consentimento mútuo como pilares centrais e inegociáveis.

Este artigo é apenas uma breve introdução a esse tema tão fértil e diverso dos relacionamentos humanos. Em breve, retornarei trazendo tópicos e dinâmicas mais pontuais que são como subcategorias dentro desse fascinante e imenso mundo de prazeres tão desconhecido dentro do senso comum de nossa sociedade. Até breve!

Loading

Compartilhe nosso artigo

1 thought on “Mas afinal, o que é esse tal BDSM?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *