Criar Jogos Labs, curso presencial de desenvolvimento de jogos, 100% gratuito, chega à, Vila Gomes, Zona Oeste de São Paulo. Aulas começam em março
Idealizado pelo Instituto Burburinho Cultural, Criar Jogos Labs chega ao quarto ano e o estado de São Paulo foi o escolhido para o início do projeto em 2025
- Categoria: Vídeo Game
- Publicação: 11/03/2025 17:49
- Autor: Débora Nogueira

O Instituto Burburinho Cultural amplia presença em São Paulo do curso híbrido de desenvolvimento de games Criar Jogos Labs. Em seu quarto ano de atividades, com a marca de 5 mil alunos inscritos, 100% gratuito, o projeto avança pelo segundo ano, com formação presencial pela primeira vez, para os moradores da Vila Gomes, zona Oeste de São Paulo.
Estão disponíveis 100 vagas presenciais para as aulas que começam em 17(dezessete) de março na EMEF Desembargador Amorim Lima, o mesmo espaço que recebeu o projeto Brasil Música Viva em novembro de 2024. As matrículas podem ser feitas pelo site www.criarjogos.com.br e são exclusivas para alunos da escola.
Para marcar o início das atividades, haverá um evento no dia 12 de março, às 14h, na Fábrica de Cultura de Osasco, onde convidados especiais e representantes do Instituto Burburinho Cultural darão as boas-vindas aos novos alunos.
O Instituto General Motors, o Grupo Boticário e a Núclea estão na linha de frente das empresas que seguem junto com o projeto em seu quarto ano. Investir no letramento digital, pela via da iniciação na linguagem dos games, é o diferencial do Criar Jogos Labs. Impacto social e geração de emprego e renda, além do fomento a novos talentos estão entre os resultados de 2022 até agora. De acordo com pesquisas recentes, o mercado de games movimenta até R$ 13 bilhões no Brasil e US$ 200 bilhões no mundo. O Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial. A questão é ampliar o número de criadores de games, porque o potencial para consumo está em ascensão permanente.
Diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires percebe conquistas se multiplicando. “O Criar Jogos está se consolidando como o maior curso híbrido do gênero no país, por vários fatores. Desde o início, a gratuidade é relevante para engajar o aluno. Outro ponto fundamental é o fácil acesso ao conteúdo que, sabemos, inclui aspectos técnicos diversos. Mas sempre estamos atentos nesse sentido e, vale mencionar, as novas turmas recebem o curso atualizado. A pedagogia e a estrutura foram reformuladas para melhor fluxo na aprendizagem. O Criar Jogos traz múltiplos acréscimos à educação hoje e vamos continuar avançando”, destaca Thiago Ramires.
A capacitação é, por si, um permanente estímulo à criatividade. “Os protótipos de games consagram a diversidade. Ao viabilizar a formação, o Instituto Burburinho Cultural amplia perspectivas e faz sua parte para gerar impacto social”, complementa o diretor de projetos.
Realizado através de videoaulas, com acompanhamento de mediadores em sala de aula, o Criar Jogos Labs conta com módulos tais como Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface, e Criação de Protótipos. No encerramento do ciclo formativo, um concurso premia os melhores protótipos de games. “Difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado formam o DNA do projeto. Também estamos desmistificando a ideia de que é impossível tornar mais acessível a atividade de programador de jogos eletrônicos. Como desdobramento, deflagra-se o processo de inovação”, analisa Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural.
As pedagogas Luana Lisboa e Patrícia Alves participaram da equipe multidisciplinar que formulou mudanças no conteúdo do curso. “A alfabetização digital continua sendo o eixo do Criar Jogos. A primeira fase da aprendizagem, chamada de temporada 1, ocorre nos laboratórios presenciais. O ensino presencial desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem do participante, criando um ecossistema que oferece interação direta, feedback imediato, personalização do ensino, experiências práticas e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, contribuindo para a manutenção do engajamento para os estudos, define Luana Lisboa. Segundo Patrícia Alves, a reorganização de conteúdo nas videoaulas amplia o fluxo de aprendizagem. “Também repensamos a carga horária para adequar o tempo em atenção a módulos que podem exigir mais complexidade”, ressalta.
O gamer e desenvolvedor João Vítor Souza fala sobre outras atualizações. “Ao longo do curso, o aluno vai elaborando o próprio jogo. No modo atual, buscamos parâmetros mais próximos da indústria de criação. O conteúdo dos vídeos que apresentam cada módulo é inédito. Também é um diferencial para o aluno ferramentas como Piskel, que facilita o uso da Pixel Art, todos com download gratuito”, destaca João Vítor Souza, à frente do grupo que responde pelas interfaces atuais do Criar Jogos.
“São Paulo é um dos centros mais pulsantes do Brasil, uma cidade que impulsiona a inovação, a cultura e a educação. Nosso compromisso com o estado segue crescendo em 2025, consolidando o Criar Jogos Labs como uma referência nacional em tecnologia social.
Em 2024, tivemos um ano intenso de atividades em São Paulo, com destaque para a implantação de cinco polos do projeto Engenhoka, levando estúdios maker inovadores para escolas públicas. Também realizamos o Projeto Arco-Íris no Guarujá, proporcionando oficinas de arte urbana para estudantes. Nossa escola de games chegou à capital paulista com uma Game Jam inédita, que reuniu pesquisadores, gamers e professores, promovendo trocas fundamentais sobre o futuro da criação de jogos. Além disso, encerramos o ano com a Mostra Brasil Música Viva, levando concertos didáticos para o Butantã, ampliando o acesso à cultura e à educação musical.
Agora, em 2025, expandimos nossa atuação e reforçamos nosso papel como uma iniciativa de tecnologia social de impacto. Estamos chegando a novos polos e fortalecendo a inclusão digital por meio da criação de jogos. É inspirador propor soluções inovadoras para a educação diante de um mundo que é atravessado pela tecnologia, mas que ainda oferece uma escola nos moldes conteudista e formal. O Criar Jogos Labs está fortalecendo o acesso dos jovens para que possam produzir tecnologia, em vez de apenas consumi-la, e temos orgulho de impulsionar essa jornada. ", afirma Priscila Seixas, Presidente do Instituto Burburinho Cultural.
CRIAR JOGOS LABS EAD
O Criar Jogos é considerado o maior curso gratuito de desenvolvimento de games da atualidade. A versão remota do projeto híbrido Criar Jogos Labs, está com mais de 200 vagas abertas para a modalidade em EAD. O início das aulas é imediato, 100% grátis para o aluno, com duração média de dois meses e meio. A partir de 12 anos já é possível realizar o curso. As inscrições são feitas pelo site www.criarjogos.com.br
Original, a metodologia das videoaulas é ágil, com o objetivo de oferecer ao aluno fluxo entre os módulos. O acompanhamento é feito por monitores direto com cada aluno ao longo do curso.
O Instituto Burburinho Cultural é sediado no Rio de Janeiro, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. Além do Criar Jogos, realiza projetos como o Engenhoka e Proje7o Arco-Íris. O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.
Serviço: Lançamento do Projeto CRIAR JOGOS LABS em São Paulo
Local: Teatro da Fábrica de Cultura de Brasilândia
Data: 12/03/2025
Horário:14h às 16h
Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia. São Paulo/SP
Curso presencial será na escola: EMEF Desembargador Amorim Lima
Endereço: R. Prof. Vicente Peixoto, 50 - Vila Gomes, São Paulo - SP
Serão oferecidas 3 turmas, totalizando 100 vagas somente para alunos da escola.
Data de início das aulas: 17/03/2025
Turma 1: SEGUNDA das 10h às 11h e TERÇA das 8h às 9h (33 alunos)
Turma 2: TERÇA das 7h às 8h e QUA das 10h às 11h (33 alunos)
Turma 3: TERÇA das 13h às 15h (34 alunos)
Matrículas pelo site: www.criarjogos.com.brO Instituto Burburinho Cultural amplia presença em São Paulo do curso híbrido de desenvolvimento de games Criar Jogos Labs. Em seu quarto ano de atividades, com a marca de 5 mil alunos inscritos, 100% gratuito, o projeto avança pelo segundo ano, com formação presencial pela primeira vez, para os moradores da Vila Gomes, zona Oeste de São Paulo.
Estão disponíveis 100 vagas presenciais para as aulas que começam em 17(dezessete) de março na EMEF Desembargador Amorim Lima, o mesmo espaço que recebeu o projeto Brasil Música Viva em novembro de 2024. As matrículas podem ser feitas pelo site www.criarjogos.com.br e são exclusivas para alunos da escola.
Para marcar o início das atividades, haverá um evento no dia 12 de março, às 14h, na Fábrica de Cultura de Osasco, onde convidados especiais e representantes do Instituto Burburinho Cultural darão as boas-vindas aos novos alunos.
O Instituto General Motors, o Grupo Boticário e a Núclea estão na linha de frente das empresas que seguem junto com o projeto em seu quarto ano. Investir no letramento digital, pela via da iniciação na linguagem dos games, é o diferencial do Criar Jogos Labs. Impacto social e geração de emprego e renda, além do fomento a novos talentos estão entre os resultados de 2022 até agora. De acordo com pesquisas recentes, o mercado de games movimenta até R$ 13 bilhões no Brasil e US$ 200 bilhões no mundo. O Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial. A questão é ampliar o número de criadores de games, porque o potencial para consumo está em ascensão permanente.
Diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires percebe conquistas se multiplicando. “O Criar Jogos está se consolidando como o maior curso híbrido do gênero no país, por vários fatores. Desde o início, a gratuidade é relevante para engajar o aluno. Outro ponto fundamental é o fácil acesso ao conteúdo que, sabemos, inclui aspectos técnicos diversos. Mas sempre estamos atentos nesse sentido e, vale mencionar, as novas turmas recebem o curso atualizado. A pedagogia e a estrutura foram reformuladas para melhor fluxo na aprendizagem. O Criar Jogos traz múltiplos acréscimos à educação hoje e vamos continuar avançando”, destaca Thiago Ramires.
A capacitação é, por si, um permanente estímulo à criatividade. “Os protótipos de games consagram a diversidade. Ao viabilizar a formação, o Instituto Burburinho Cultural amplia perspectivas e faz sua parte para gerar impacto social”, complementa o diretor de projetos.
Realizado através de videoaulas, com acompanhamento de mediadores em sala de aula, o Criar Jogos Labs conta com módulos tais como Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface, e Criação de Protótipos. No encerramento do ciclo formativo, um concurso premia os melhores protótipos de games. “Difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado formam o DNA do projeto. Também estamos desmistificando a ideia de que é impossível tornar mais acessível a atividade de programador de jogos eletrônicos. Como desdobramento, deflagra-se o processo de inovação”, analisa Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural.
As pedagogas Luana Lisboa e Patrícia Alves participaram da equipe multidisciplinar que formulou mudanças no conteúdo do curso. “A alfabetização digital continua sendo o eixo do Criar Jogos. A primeira fase da aprendizagem, chamada de temporada 1, ocorre nos laboratórios presenciais. O ensino presencial desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem do participante, criando um ecossistema que oferece interação direta, feedback imediato, personalização do ensino, experiências práticas e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, contribuindo para a manutenção do engajamento para os estudos, define Luana Lisboa. Segundo Patrícia Alves, a reorganização de conteúdo nas videoaulas amplia o fluxo de aprendizagem. “Também repensamos a carga horária para adequar o tempo em atenção a módulos que podem exigir mais complexidade”, ressalta.
O gamer e desenvolvedor João Vítor Souza fala sobre outras atualizações. “Ao longo do curso, o aluno vai elaborando o próprio jogo. No modo atual, buscamos parâmetros mais próximos da indústria de criação. O conteúdo dos vídeos que apresentam cada módulo é inédito. Também é um diferencial para o aluno ferramentas como Piskel, que facilita o uso da Pixel Art, todos com download gratuito”, destaca João Vítor Souza, à frente do grupo que responde pelas interfaces atuais do Criar Jogos.
“São Paulo é um dos centros mais pulsantes do Brasil, uma cidade que impulsiona a inovação, a cultura e a educação. Nosso compromisso com o estado segue crescendo em 2025, consolidando o Criar Jogos Labs como uma referência nacional em tecnologia social.
Em 2024, tivemos um ano intenso de atividades em São Paulo, com destaque para a implantação de cinco polos do projeto Engenhoka, levando estúdios maker inovadores para escolas públicas. Também realizamos o Projeto Arco-Íris no Guarujá, proporcionando oficinas de arte urbana para estudantes. Nossa escola de games chegou à capital paulista com uma Game Jam inédita, que reuniu pesquisadores, gamers e professores, promovendo trocas fundamentais sobre o futuro da criação de jogos. Além disso, encerramos o ano com a Mostra Brasil Música Viva, levando concertos didáticos para o Butantã, ampliando o acesso à cultura e à educação musical.
Agora, em 2025, expandimos nossa atuação e reforçamos nosso papel como uma iniciativa de tecnologia social de impacto. Estamos chegando a novos polos e fortalecendo a inclusão digital por meio da criação de jogos. É inspirador propor soluções inovadoras para a educação diante de um mundo que é atravessado pela tecnologia, mas que ainda oferece uma escola nos moldes conteudista e formal. O Criar Jogos Labs está fortalecendo o acesso dos jovens para que possam produzir tecnologia, em vez de apenas consumi-la, e temos orgulho de impulsionar essa jornada. ", afirma Priscila Seixas, Presidente do Instituto Burburinho Cultural.
CRIAR JOGOS LABS EAD
O Criar Jogos é considerado o maior curso gratuito de desenvolvimento de games da atualidade. A versão remota do projeto híbrido Criar Jogos Labs, está com mais de 200 vagas abertas para a modalidade em EAD. O início das aulas é imediato, 100% grátis para o aluno, com duração média de dois meses e meio. A partir de 12 anos já é possível realizar o curso. As inscrições são feitas pelo site www.criarjogos.com.br
Original, a metodologia das videoaulas é ágil, com o objetivo de oferecer ao aluno fluxo entre os módulos. O acompanhamento é feito por monitores direto com cada aluno ao longo do curso.
O Instituto Burburinho Cultural é sediado no Rio de Janeiro, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. Além do Criar Jogos, realiza projetos como o Engenhoka e Proje7o Arco-Íris. O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.
Serviço: Lançamento do Projeto CRIAR JOGOS LABS em São Paulo
Local: Teatro da Fábrica de Cultura de Brasilândia
Data: 12/03/2025
Horário:14h às 16h
Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia. São Paulo/SP
Curso presencial será na escola: EMEF Desembargador Amorim Lima
Endereço: R. Prof. Vicente Peixoto, 50 - Vila Gomes, São Paulo - SP
Serão oferecidas 3 turmas, totalizando 100 vagas somente para alunos da escola.
Data de início das aulas: 17/03/2025
Turma 1: SEGUNDA das 10h às 11h e TERÇA das 8h às 9h (33 alunos)
Turma 2: TERÇA das 7h às 8h e QUA das 10h às 11h (33 alunos)
Turma 3: TERÇA das 13h às 15h (34 alunos)
Matrículas pelo site: www.criarjogos.com.br
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