Instituto Human renova marca para conectar empresas a projetos de impacto social
Com rebranding feito pela consultoria GH Brandtech, ONG inaugura nova fase para assistir a 30 mil indivíduos em situação de rua, transexuais, refugiados e imigrantes
- Categoria: Solidariedade
- Publicação: 30/04/2025 13:06
- Autor: Débora Nogueira

Com uma nova identidade visual, o Instituto Human, organização sem fins lucrativos que prepara e conecta empresas a causas sociais, está implementando um novo capítulo em sua história para ampliar sua capacidade de garantir assistência a pessoas em condições de vulnerabilidade, como indivíduos em situação de rua, transexuais, refugiados e imigrantes. A reformulação da marca, comandada pela consultoria GH Brandtech, é o primeiro rebranding do Instituto em quase oito anos de trajetória.
Idealizado em 2017 por um grupo de quatro amigos, o Instituto Human prestou assistência a 8 mil pessoas em 2024, com o suporte de empresas do porte de Bauducco, Bem & Jerry e Amaro na estruturação de projetos. Com a nova marca, a organização quer atrair novas corporações para multiplicar os esforços e passar a atender mais de 30 mil pessoas por ano.
Dentre os projetos liderados pelo Instituto Human, destaca-se o FestPraRua, que já completou 18 edições reunindo coletivos, empresas e órgãos do poder público para oferecer serviços essenciais gratuitos. “Encaramos o relacionamento corporativo como uma jornada com propósitos bem definidos para nós e para a cultura de cada organização”, afirma Alexandre Del Rei, co-fundador da entidade. “A nova identidade visual marca nosso momento de furar a bolha, dialogando com novas empresas parceiras e ampliando a arrecadação para dar mais visibilidade às nossas causas”.
Nesse reposicionamento da marca, o Instituto Human também tem o objetivo de fortalecer o voluntariado corporativo. Por meio desta frente de trabalho, a ONG oferece mentorias a colaboradores e parceiros de empresas interessados em atuar como ativistas nos projetos da entidade. Dos quase 500 voluntários envolvidos na última edição do FestPraRua, 20% eram ligados diretamente a companhias, percentual que o Human busca dobrar nas próximas edições.
Para reforçar ainda mais o vínculo com empresas e organizações, o Instituto possui ainda o Human in Company, uma iniciativa que conecta projetos sociais ao ambiente corporativo. O objetivo é assessorar empresas que desejam inserir iniciativas de impacto social na cultura da organização, abordando temas como liderança humanizada, inteligência emocional, conscientização sobre identidade e diversidade.
O conceito da nova marca
O trabalho de rebranding realizado pela GH Brandtech traz uma nova tipografia desenvolvida pela dupla de criação Joel Almeida, Head de Design, e Taciara Laise, Coordenadora de Design. A inspiração para a criação foi tornar a marca ainda mais humana, com cores vibrantes, atendendo a um pedido das pessoas em situação de rua – para eles, as cores usadas originalmente eram muito cinzas.
A nova marca foi idealizada com mais expressões e movimentos, pensada com cores que comunicassem com efetividade o cuidado recebido pelas pessoas atendidas pelo Instituto. “A premissa básica para nossas decisões foi pensar a personalização de cada elemento da marca a partir da missão do Human: conectar pessoas, causas e propósitos”, diz Joel Almeida. “Para nós foi um projeto único e muito caloroso, todo time de design mergulhou nessa jornada”, completa Taciara Laise.
O projeto também conta com o “Revelamos Potenciais”, uma abordagem estratégica que marca as entregas da GH, com nova visão, experiência e propósito. O rebranding foi ainda pensado a partir de um novo posicionamento, “Conexões que Mudam Histórias”, criado pela dupla de redação Bárbara Scarelli, Head de Conteúdo, e Laura Zorzo, Redatora Branding Sênior.
“Conectar é algo intrínseco ao Human; percebemos isso desde o primeiro contato”, conta Bárbara Scarelli, Head de Conteúdo da GH Brandtech. “A teia que eles criam em prol da solidariedade é algo muito forte e, assim, vão mudando histórias. Nós, da GH, temos muito orgulho em fazer parte dessa nova história”.
Leia Mais




