Obra independente chega à capital com apoio da Fundacred e eventos nos dias 10 e 11 de dezembro, celebrando a força da arte periférica e das redes culturais contemporâneas
Porto Alegre recebe, em dois encontros especiais, o lançamento do novo livro de Baixo Ribeiro, Supermercado de arte e os heróis marginais – Manifesto pela arte independente. A obra, publicada de forma independente pela Choque Cultural, chega à capital gaúcha com apoio de pré-produção da Fundacred e eventos de apresentação nos dias 10 de dezembro, na Livraria Taverna (Casa de Cultura Mario Quintana), e 11 de dezembro, no Vila Flores.
O livro, com 401 páginas e mais de 100 ilustrações inéditas, se desenvolveu em paralelo à atuação de Ribeiro como mentor do Presidente da Fundacred e da Analista de Relações Institucionais, responsável pela Coleção Fundacred, experiência que atravessou e influenciou diversas reflexões presentes no livro. A parceria entre Baixo e a instituição se fortalece agora na co-realização do lançamento em Porto Alegre, reforçando o compromisso da Fundacred com a democratização cultural e a conexão entre educação, crédito e mobilidade social.
O presidente da Fundacred, Nivio Lewis Delgado, destacou que “a Fundacred se posiciona, desde sua fundação como uma infraestrutura para quem acredita na educação como o veículo mais poderoso de mobilidade social e para quem deseja investir no acesso e na promoção do acesso ao capital cultural, social e simbólico presentes do processo formativo do indivíduo, das famílias e de seus territórios. Promover o acesso à educação a partir da arte, e com a arte, está na nossa missão institucional e faz parte dos nossos objetivos estratégicos. “.
Resultado de extensa pesquisa
O livro é resultado de uma vasta investigação sobre movimentos que moldaram a arte independente. Ribeiro resgata a história desde os coletivos urbanos às contraculturas dos anos 1960 e 1970, passando pelos diálogos entre muralismo, grafite, impressões populares e redes afetivas dos anos 1980 e 1990. O autor conta a história do mercado e da insurgência cultural e propõe um manifesto sobre a força da arte periférica e de suas formas de organização comunitária.
Dois espaços, duas atmosferas culturais
A escolha da Livraria Taverna para o primeiro encontro reforça um diálogo natural entre o tema do livro e o espaço: referência em literatura, artes e humanidades, a Taverna abriga um catálogo plural; além de carregar a potência simbólica de estar situada na Casa de Cultura Mario Quintana, marco da cultura do Rio Grande do Sul.
No dia seguinte, o lançamento segue para o Vila Flores, complexo cultural de economia criativa reconhecido por sua atuação comunitária, oficinas, shows e circulação de artistas locais. O espaço amplia o diálogo do livro com coletivos, práticas colaborativas e redes que estruturam a cena independente porto-alegrense.
Sobre o autor
Baixo Ribeiro é curador, educador e uma das maiores referências nacionais em arte urbana. Fundador da galeria Choque Cultural (SP), atua há várias décadas na promoção da produção independente, desenvolvendo intercâmbios, festivais e projetos educativos. Também é mentor e colaborador da Coleção Fundacred.
Sobre a Fundacred
Instituição sem fins lucrativos e uma das maiores referências nacionais em investimento social privado em educação, a Fundacred amplia seu compromisso com a mobilidade social por meio do fomento à arte e à cultura, além de integrar redes de instituições de ensino e públicos interessados em promover acesso e permanência na educação formal, do ensino médio, técnico ao superior. Além de patrocinar a pré-produção do livro, mantém uma parceria institucional sólida com Baixo Ribeiro, responsável pela mentoria e curadoria da Coleção Fundacred, iniciativa que aproxima estudantes, arte, educação e impacto social.
O livro
Título: Supermercado de arte e os heróis marginais – Manifesto pela arte independente
Autor: Baixo Ribeiro
Ilustrações: Jotapê Pabst
Projeto gráfico: Rico Lins
Prefácio: Matthew Shirts
Páginas: 401
Preço: R$ 120
ISBN: 978-65-988413-0-0
Editora: Choque Cultural
Patrocínio da pré-produção: Fundacred
A obra percorre a influência de movimentos marginais na história da arte:
- da xilogravura medieval ao grafite;
- da invenção de Gutenberg aos coletivos urbanos;
- dos movimentos de contracultura ao papel social da arte;
- das redes afetivas às novas formas de circulação e independência.
Serviço:
1º momento
Lançamento + conversa com o autor + sessão de autógrafos
Data: 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Taverna – Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Entrada: gratuita (livros à venda no local)
2º momento
Encontro + sessão de autógrafos
Data: 11 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Vila Flores Rua São Carlos, 759 – Porto Alegre/RS
Entrada: gratuita (livros à venda no local)
Créditos da Foto – Mariana Martins – Choque Cultural
![]()

