Companhia festeja com leitura pública de Baal – O Mito da Carnee roda de samba aberta. Evento tem participação de Cida Moreira, Kleber Montanheiro, Brian Penido Ross, Márcio Boaro, Oswaldo Mendes e outros.
No dia 12 de janeiro, segunda, às 19 horas, o Teatro do Incêndio – com mais de 30 montagens no repertório e agora sob gestão da Colmeia Produções – realiza evento que comemora 30 anos de sua fundação com leitura da primeira peça montada pela companhia: Baal – O Mito da Carne, de Bertolt Brecht, com adaptação e direção de Marcelo Marcus Fonseca, encenada em 12/01/1996. Após a leitura, ocorre roda de comentários e interações espontâneas. Com entrada gratuita, a noite de festa conta também com uma roda de samba no encerramento, celebrando a longevidade do grupo.
No elenco da leitura Baal – O Mito da Carne estão artistas parceiros que fazem parte da história do Teatro do Incêndio como Cida Moreira, Kleber Montanheiro, Brian Penido Ross, Márcio Boaro, Oswaldo Mendes, André Pottes, Josemir Kowalick, Arianne Botelho, Wanderley Martins, Ana Bia Viana, Stella Rocha, Roberto Bicelli, Rafaella Thomé e Ygor Wille, além do próprio Marcelo Marcus Fonseca (diretor, ator e fundador da companhia) e vários outros/as atores/atrizes. A trilha sonora ao vivo é conduzida por André pereira Lindenberg (Dedéco) com participação do baixista Xantilee Jesus e a direção de produção por Vanda Dantas.
“Era uma sexta-feira. No dia 12 de janeiro de 1996 nascia o Teatro do Incêndio, então com o nome TeatroAosTragos, em alusão ao Canto de Um Bode (significado grego). O nome definitivo veio depois, em 2000, com a montagem de Beatriz Cenci (Les Cenci), de Antonin Artaud”, relembra Marcelo Marcus Fonseca. “Agora em 2026, aos 30 anos da estreia, numa segunda-feira, dia de Exu, retomamos Baal – O Mito da Carne, de Brecht em uma leitura, mas já preparando sua volta aos palcos ainda para o segundo semestre deste ano”, revela o diretor e dramaturgo que, nessas três décadas, dirigiu mais de 30 espetáculos.
O Teatro do Incêndio conquistou sua sede própria, em 2017, na Rua Treze de Maio, 48, no histórico Bixiga, no ‘coração’ do bairro Bela Vista. O imóvel é oficialmente patrimônio cultural e bem imaterial da cidade, tombado pelo Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.
Ainda em janeiro, o Teatro do Incêndio anunciará treinamento gratuito para atrizes e atores, visando preparar jovens artistas para parcerias futuras dentro de sua linguagem. Também anuncia nova temporada de Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos, ainda para o primeiro semestre de 2026.
Teatro do Incêndio 30 Anos
Leitura: Baal – O Mito da Carne
Encerramento: Roda de Samba
Dia 12 de janeiro de 2026 – Segunda, às 19h
Gratuito – Ingresso domente bilheteria 1h antes.
Classificação: 16 anos.
Teatro do Incêndio (Rua Treze de Maio, 48 – Bixiga. SP/SP)
Contato: (11) 97592-4743 (Vanda Dantas) | @teatrodoincendiooficial
![]()

