Chegou no streaming do Disney Plus, após uma curta carreira nos cinemas, a cinebiografia do cartunista, produtor , escritor brasileiro e empresário ” Maurício de Sousa.
O longa com produção de 2025, traz o ator e diretor Pedro Vasconcelos na direção.
O mesmo que fez grandes trabalhos na TV Globo, tanto dirigindo e atuando, se dedicou nos últimos anos, quando trabalhava na emissora como um dos principais diretores artísticos do setor de teledramaturgia. No Cinema se destacou com ” Dona Flor Seus Dois Maridos(2017); Fala Sério Mãe (2018); O Concurso( 2013)
” Maurício se Sousa: O Filme, traz um recorte da ascensão do famoso cartunista, aqui interpretado pelo filho de Maurício, Mauro Sousa, e como ele se tornou referência nacional e internacional com os personagens da ” Turma da Mônica ” que ele mesmo criou.
O longa tenta ser o mais flexível em suas pautas, não trazendo muitas polêmicas, ocasionando um filme bem familiar , que muitas vezes lembra ” Walt: Nos Bastidores de Mary Poppins” longa de 2013, estrelado por Tom Hanks e Emma Thompson.
Algumas pautas políticas sobre a censura de algumas histórias ou mesmos as famosas ” tiras” de jornais que até hoje aparecem nas mídias impressa, são retratadas de forma superficiais. Um fator fundamental da narrativa em não entrar em outras pautas, para não tirar o foco principal.
O elenco traz : Elizabeth Savalla no papel da Vó Dita; Emílio Orciollo Netto e Natália Lage no papel dos pais de Mauricio; Tathi Lopes no papel de Marlene, a primeira esposa de Maurício.
Alem da participação especial de Othon Bastos; Felipe Martins, Diego Laumar entre outros.
vamos dar uma olhada nessa crítica direto do Canal Caçadores de Cinema, do filme ” Maurício de Sousa: O Filme.
![]()
