Comandante do sub-20 masculino amplia vínculo após marca de 50 jogos e vice-campeonato do Brasileirão da categoria em 2025
Fernando Oliveira, técnico do sub-20, renova com o Massa Bruta até 2028 (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Texto: Cárila Covas
O Red Bull Bragantino acertou a renovação de contrato do técnico Fernando Oliveira, comandante da equipe masculina sub-20, até dezembro de 2028. No clube desde 2023, o treinador vive um momento de consolidação à frente da categoria, marcado por mais de 50 jogos, pelo vice-campeonato do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2025 e pela constante promoção de atletas ao elenco profissional.
Em entrevista exclusiva à Massa Bruta TV, Fernando destacou a satisfação mútua na extensão do vínculo e ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos na base. “Tenho a plena consciência de que esse sentimento é recíproco, tanto daquilo que o clube desejava quanto daquilo que eu desejo profissionalmente. É uma via de mão dupla, com convicções que dialogam e caminham na mesma direção”, afirmou.
O treinador também reforçou o senso de responsabilidade envolvido na permanência no clube. “É um sentimento de muita felicidade, mas também de muita responsabilidade, por entender o papel do treinador dentro daquilo que o clube deseja, sobretudo na categoria sub-20.”
A renovação ocorre em um momento estratégico, especialmente pela filosofia do Red Bull Bragantino em relação à formação. Para Fernando, trabalhos mais longos permitem um impacto mais profundo no desenvolvimento dos atletas.
“É muito importante que o treinador de base tenha processos mais duradouros. Não apenas para contribuir com a história do clube, mas, principalmente, com a vida dos jogadores que passam por aqui.”
Ao longo das últimas temporadas, o trabalho desenvolvido na base do Red Bull Bragantino tem resultado na promoção constante de atletas ao elenco profissional. Para Fernando Oliveira, esse movimento é consequência direta de um processo coletivo, construído de forma contínua dentro do clube e que envolve todas as categorias de formação.
“Esse número de atletas que chegam ao profissional representa muito mais tudo o que o Red Bull Bragantino vem construindo ao longo dos anos. É um processo que começa nas categorias mais novas e vai sendo desenvolvido de forma contínua dentro do clube. Quando os atletas acabam ascendendo ao profissional, muitas vezes a memória no futebol é curta e remete apenas ao treinador da categoria sub-20, mas é importante que todos os treinadores da base se sintam parte desse processo.”
Mesmo ciente da responsabilidade naturalmente atribuída ao comandante do sub-20, Fernando faz questão de dividir os méritos e reforçar a importância da identidade e da filosofia do clube na formação dos atletas – valores que também pesaram em sua decisão de ampliar o vínculo com o Massa Bruta.
“Eu tenho totais condições de assumir essa responsabilidade como treinador do sub-20, mas, especialmente quando temos atletas servindo ao profissional, faço questão de compartilhar esse processo com todo o departamento de base. Esse é um desafio nosso na categoria: continuar entregando e promovendo jogadores para a equipe profissional, sempre alinhados à identidade e à filosofia do clube, algo que reforça a minha permanência aqui.”
Ao longo das últimas temporadas, diversos atletas que atuaram sob seu comando passaram a integrar e transitar no elenco profissional, como o goleiro Gustavo Reis, os laterais Cauê Nascimento e Ryan, o zagueiro Weimar Palacios e os meias Yuri Leite e Gabriel Lopes. Para o técnico, o principal desafio vai além da quantidade.
“Como treinador, especialmente da categoria sub-20, eu tenho a responsabilidade de entregar ao profissional não apenas um número elevado de atletas, que representam todo o processo de formação do Red Bull Bragantino desde o Under My Wiiings (categorias de iniciação do clube), mas, principalmente, jogadores preparados para oferecer o desempenho que a equipe profissional exige.”
Fora de campo, o técnico destacou a adaptação da família à região bragantina como um fator determinante para o bom momento profissional.
“Eu sou baiano, mas filho de mãe paulista, nascida na capital, mesmo tendo vivido a infância e a adolescência na Bahia. Esse desejo de trabalhar no estado de São Paulo transcende algumas questões profissionais, que eu decidi há muito tempo, mas também tem um pouco dessas raízes. Fico feliz em viver esse momento no Red Bull Bragantino.”
Ele também completou: “Quando a gente está bem emocionalmente e pessoalmente, isso respinga diretamente no trabalho. Essa renovação também passa por esse entendimento.”
Com contrato renovado, Fernando Oliveira inicia mais um ciclo à frente do sub-20 do Red Bull Bragantino já de olho na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2026, competição que volta a disputar após a histórica campanha do ano anterior.
![]()

