Análise “A Corrida de 100 Metros” (2025)

Anime, Mangá e Tokusatsu Atletismo Critica de Filmes Desenho Animado Esportes Gerais

Uma obra-prima da animação japonesa da Netflix, filme impressionante e impactante, ignorado pelo Oscar de 2026

.Nesssa animação sobre atletismo, baseada no mangá do Uoto, é um filme sobre a corrida de 100 metros cheia de lições, metafora, sentido da vida, determinação.

O filme fica na mente, expressa sentimentos diversos no telespectador, acaba se tornando um filme de superação, com uma proposta muito inteligente.

Pra quem ama esportes, esse filme tem que ser visto e revisto, pois trabalha de diversas formas diferentes.

Sonho da vida, meta momenta, o que o corpo humano pode ou não produzir e conseguir fazer, e os riscos durante e depois de tudo.

Togashi (voz de Tôri Matsuzaka) ainda criança tem objeto de correr, e ele possui um talento natural para o esporte em questão.

Komiya (voz de Shôta Sometani) novo aluno na mesma escola de Togashi, que corre naturalmente, e tem objetivos de vitória.

Togashi passa a treinar Komiya, enxerga nele um grande potencial nele, mas ocasiões do destino os separam na infância.

Anos mais tarde, Togashi é convencido por um grupo a voltar a correr, resistindo no começo, mas percebe que gosta de correr, então decide ir novamente atrás de seu sonho

Togashi reencontra Komiya em uma escola concorrente.

Os desafios vão ficando ainda maior, situações inesperadas acontecem, e nisso é como lembrança de grandes feitos e acontecimentos de nossas vidas.

A inspiração desses velocistas não tem limites, o filme é simplesmente incrivel.

Atletas correm, competem, e tem em seu corpo o grande instrumento de trabalho, mas com passar do tempo surge as limitações, envelhecemos e podemos ou não continuar melhor no que somos.

Lagrimas, amor, ódio, ansiedade, loucura, frustação, todos sentimentos vão vir a tona nesse ânime fantástico, que além de várias mensagens subliminares que vai tocar profundamente o público, é muito bem feito e roteirizado, com um visual maravilhoso.

Várias reflexões a serem feitas no filme, destacando sonhos e o que realmente gostamos de fazer.

10 segundos onde define um momento com o objetivo de vencer, como um feito de todo uma vida de tentativas para um sucesso que nunca se apagará.

O filme esteve no festival de Annecy na França, mas não entrou na lista de indicações do Oscar e Globo de Ouro de melhor animação.

Esse filme merecia um reconhecimento maior.

Filmaço, uma verdadeira obra de arte, vai ficar muito tempo me fazendo pensar e refletir.

Dirigido por Kenji Iwaisawa, nas vozes também estão Jun Kasama, Rie Takahashi, Yuki Tanaka, Atsumi Tanezaki, Aoi Yuki, Yuma Uchida, Koki Uchiyama, Kenjiro Tsuda.

Loading

Compartilhe nosso artigo

3 thoughts on “Análise “A Corrida de 100 Metros” (2025)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *