Análise do filme O morro dos ventos uivantes (1939)

Critica de Filmes Literatura

Direção: William Willer, com Lawrence Olivier, Merle Oberon, David Niven,Geraldine Fitzgerald, William Willer, Rex Downing, Sarita Wooton, Donald Crisp, Hugh Williams, Miles Mander entre outros

Essa que na verdade é a segunda adaptação do único livro de Emily Brontë para o cinema ( a primeira foi uma versão britânica muda datada de 1920) é também um clássico do cinema mundial.

Dirigido por William Wiler tem Lawrence Olivier e Merle Oberon como o casal de protagonistas Heathcliff e Catherine Earnshaw. O único romance de Emily é considerado um livro indispensável, um dos maiores romances de todos os tempos ,e essa adaptação em preto e branco, cuja fotografia ganhou o Oscar é perfeita ao retratar o clima gótico da obra.

Sinopse: na Inglaterra do século XIX, um homem compra e traz para sua casa um menino cigano que vivia nas ruas de Liverpool. Seus filhos Catherine e Hindley têm reações diferentes, enquanto a primeira se afeiçoa ao garoto, Hindley o maltrata e com a morte do pai o rebaixa e humilha tornando-o cavalariço da propriedade.

Catherine e Heathcliff crescem e se apaixonam, nas a ambição da moça a leva a um casamento sem amor com Edgard Linton provocando a ira do irmão de criação e uma revanche trágica. Olivier, um ator teatral, também fez grandes interpretações no cinema. Ele dá vida a um Heathcliff mais suave que em outras adaptações, porém o filme contém cenas de violência fortes e ousadas para a época.

Merle Oberon também está muito bem como a volúvel Catherine, que se divide entre o desejo de uma vida de luxo e conforto e o amor pelo amigo de infância.

A segunda metade do livro não é mostrada, a vingança geracional levada às últimas consequências por Heathcliff também não, ainda assim é fiel ao livro. Tem um tom romântico, bem menos pesado que outras adaptações. Um dos melhores trabalhos no cinema de Olivier.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *