Ao longo dos últimos anos, o gênero True Crime vem crescendo cada vez mais na cultura pop, saindo constantemente conteúdos relacionados a temática tanto no streaming, quanto na tv, e nos cinemas. Tivemos series documentais, dramatizadas, e filmes sobre casos de crimes reais, que bombaram, como por exemplo, o documentário “A mulher na casa abandonada” lançado pela Prime vídeo recentemente. Pegando a onda desse sucesso, a série “Tremembé” foi lançada no Primei Vídeo no dia 31 de outubro de 2025, mostrando a vida dos criminosos famosos das terras brasileiras numa das cadeias mais conhecidas do Brasil.
Apesar de ter um bom material a ser explorado, “Tremembé”, perde uma grande oportunidade de explorar o seu melhor. A série parece estar mais interessada em fazer um enredo novelão, do que focar nas coisas mais importantes. Nos seus 5 capítulos, nota-se como o seu roteiro só tem interesse em ficar mostrando os dramas desnecessários da vida daquelas pessoas, do que discutir sobre questões interessantes na trama. Esquecendo-se do seu título, a história presente aqui se preocupa em falar muito mais a respeito da menina que matou os pais, do que propriamente o local que carrega o nome do título de seu conteúdo. O livro escrito por Ulisses Campbell, que serviu como base para construir o texto presente no decorrer dos episódios desta temporada, mostra de maneira detalhada as histórias de algumas pessoas que foram para o presídio em questão, e isso é mal utilizado dentro do conteúdo adaptado.
Um dos pontos positivos, é que em seu elenco tiveram algumas escolhas certeiras, com destaque para a atuação de Mariana Ruy Barbosa, que interpreta a Suzane Von Richthofen, famosa por assassinar seus pais, além de outros nomes como Anselmo Vasconcelos e Felipe Simas. A atriz Letícia Rodrigues se transformou para o papel de Sandrão, ela se esforçou em sua atuação com a personagem, e apresentou uma interpretação que se destaca em seu papel. De maneira geral “Tremembé”, apesar de ter seus bons momentos, não aproveita o seu material e acaba, perdendo uma grande oportunidade de mostrar o seu potencial.
![]()

