Direção: Roland Emmerich
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Dolph Lundgren, Ally Walker, Ralf Moeller, Ed O’Ross
Um bom exemplo de Filme de Ação 90tista!
Dirigido por Roland Emmerich, “Soldado Universal” (1992) é um filme de ação que supera as expectativas com sua boa produção e direção competente, embora discreta. O filme conta a história de dois soldados, Luc Deveraux (Jean-Claude Van Damme) e Andrew Scott (Dolph Lundgren), que são transformados em super-soldados geneticamente modificados e se enfrentam em uma série de batalhas.
A direção de Emmerich é competente e não tenta inovar demais, o que acaba funcionando a favor do filme. Os alívios cômicos são, na maioria das vezes, certeiros e ajudam a quebrar a tensão, embora o filme abuse desse artifício em alguns momentos, tirando um pouco do impacto.
O embate entre duas lendas dos filmes de ação, Van Damme e Lundgren, é um dos pontos altos do filme. A química entre os dois é palpável e as cenas de ação são hipnotizantes. No entanto, o filme exige uma boa suspensão da descrença, especialmente quando se trata da tecnologia e da ciência por trás dos super-soldados.
As cenas de ação são, de fato, um dos pontos fortes do filme, com destaque para a cena da lanchonete, que é uma das mais icônicas do cinema de ação dos anos 90. A premissa do filme é boa, mas o roteiro é simplório e deixa algumas lacunas, o que torna a história um pouco rasa.
Van Damme, apesar de poucas falas, faz um bom trabalho com sua expressão facial, transmitindo a confusão e a raiva de seu personagem. Já Lundgren está excelente como o vilão, conseguindo nos deixar com raiva e medo ao mesmo tempo.
No geral, “Soldado Universal” é um filme de ação que tem ótimo ritmo e é bastante funcional e divertido. Se você está procurando por um filme de ação clássico com um bom embate entre duas lendas, este é uma ótima escolha.
![]()

