Eu tive a oportunidade de comparecer à exibição do filme “ O Exterminador do Futuro “ de 1984, seguida de debate com o crítico Waldemar Dalenogare.
O evento teve lugar no Cinecystem Botafogo Belas Artes. Dalenogare é conhecido por seu canal no YouTube, por ser um dos votantes do Critic’s Choice Awards, e recentemente apresentar o Globo de Ouro e o Oscar na rede Globo.
Essas sessões/ debates tem se tornado frequentes em sua carreira, em Junho do ano passado o filme abordado foi “ O Exorcista “ de William Friedkin.
Muito acessível, Dale como é conhecido pelos seguidores respondeu a algumas perguntas que fiz em nome do Sou+ Pop.
Perguntei sobre as chances de Wagner Moura levar o Oscar de melhor ator.
– É quase certeza que Wagner vença o Globo de Ouro, porém Michael B. Jordan, que considero um dos maiores atores da atualidade deve levar o Oscar por sua atuação em “ Pecadores “.Moura deve repetir o feito de Fernanda Torres ano passado.
Perguntei sobre o Oscar de melhor filme estrangeiro e nossas chances.
– O Brasil deve fazer uma dobradinha e vencer novamente nessa categoria, tudo depende do desempenho do Wagner no Globo de Ouro.
Essas respostas fazem nosso coração bater mais rápido, não é gente? Vamos torcer…
O filme “ O Exterminador do Futuro “, dirigido por James Cameron em 1984 foi analisado antes e depois da exibição. O crítico fez correlações com o gênero slasher.
Cameron havia passado uma noite assistindo filmes de terror em depressão após ter sua montagem de “ Piranha 2” recusada, após a direção. Acordou na manhã seguinte com a ideia do roteiro.
O termo tecnonoir foi usado também para classificar esse gênero, inclusive um nightclube que aparece em uma das cenas tem esse nome.
Segundo o crítico o filme foi um marco, sua primeira continuação ou segundo filme da franquia também foi muito bom, depois com a troca de diretor tudo desandou no terceiro filme.
É esperado um reboot do primeiro filme, o que eu particularmente não acho uma boa ideia..
Vários outros detalhes interessantes foram citados como a já então existente preocupação com o futuro da tecnologia, um dosalicerces do roteiro. O então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan lançara um projeto que causava receio, denominado “ Star Wars “.
A obra na minha visão, se torna ainda mais atual nos nossos tempos de Inteligência Artificial, o que não deixa de ser curioso já que Cameron é um diretor que na franquia “ Avatar “ usa e abusa da mesma.
O público presente no cinema, de todas as idades, fãs do filme, do Dale ou de ambos lotou a sala e participou ativamente do debate.
Vamos torcer que nosso cinema faça bonito de novo!!
![]()


Terminator é uma obra prima que aglutina slasher e ficção científica com viagens no tempo, e uma visão futurista aterradora. Parabéns Nat pelo trabalho com o grande Dalenogare
Obrigada Bruno 🥰