STF autoriza transferência de Bolsonaro para a Papudinha

Atualidade Politicas e Sociais

O Supremo Tribunal Federal autorizou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, após alegações feitas pelos advogados de Bolsonaro sobre as condições da cela em que ele estava custodiado na Superintendência da Polícia Federal.

Segundo a defesa, o espaço não reuniria condições adequadas para a custódia do ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Entre os pontos apresentados, chamou atenção a alegação de incômodo causado pelo barulho do ar-condicionado da cela.

Bolsonaro é apontado pelo STF como um dos principais mentores da tentativa de ruptura que culminou na invasão e depredação da Praça dos Três Poderes, incluindo os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Diante das alegações apresentadas pela defesa e após manifestação da Polícia Federal informando limitações estruturais no local, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a transferência do ex-presidente para a chamada Papudinha, complexo prisional conhecido por ter políticos condenados por crimes de colarinho branco.

defesa também solicitou que Bolsonaro fosse autorizado a cumprir a pena em prisão domiciliar, pedido que foi negado. Na decisão, Moraes avaliou que não havia fundamentos jurídicos ou fatos novos que justificassem a concessão do benefício.

A prisão do ex-presidente ocorreu após o descumprimento de medidas cautelares em outro processo ainda em andamento, incluindo a tentativa de romper a tornozeleira eletrônica que monitorava sua prisão domiciliar à época.

Com a transferência, Bolsonaro deixa a custódia da Polícia Federal.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *