Análise “Batman Begins” (2005)

Critica de Filmes Heróis

Filme trouxe inovação ao gênero de filmes de heróis

A fórmula de sucesso, de reinventar um gênero de um determinado personagem, já estabelecido e conhecido, é sempre uma incógnita. 

Ang Lee, em 2003 realizou ” Hulk” um filme dos Estúdios da Universal, que conseguiu uma boa bilheteria, mas não o suficiente para virar uma franquia. 

O tom bem peculiar do diretor, que tentou o maximo ser fiel aos quadrinhos, acabou afastando o grande público. 

Em 2008 , menos de 05 anos depois um novo filme foi lançado ” O Incrível Hulk” com outro ator e uma nova abordagem  que a acabou entrando para o universo  das histórias compartilhada dos estudios Marvel.

” Batman Begins ” conseguiu trazer nas mãos de Christopher Nolan, um herói com erros e acertos, que conseguia trazer uma resposta imediata aos fãs do herói. 

A exemplo de Ang Lee, o método de direção bem peculiar de Nolan, ajudou nessa produção, que foi uma jogada arriscada dos Estúdios da Warner , já que o mesmo vinha de dois filmes de sucessos ” Amnesia( 2000) e  Insónia ( 2002) , que tinha um apelo mais da critica, do que do público, ja que eram produções de baixo orçamento. 

Insónia, era o que tinha um custo um pouco mais alto já que tinha no elenco vencedores de Oscars( Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank). 

Christian Bale assume o papel de Bruce Wayne/ Batman, que teve a missão de” esquecer ” o último Batman de ” George Clooney” em ” Batman e Robin ( 1997).   Logo nas primeiras cenas , já estamos diante de um início de uma trilogia de sucesso, além de um elenco competente. 

Liam Neeson como o mentor Ra, al Ghul, está excepcional sempre quando aparece em cena; Michael Caine que não desperdiça nenhuma cena no papel do Mordomo Alfred; Morgan Freeman que faz um dos engenheiros da empresa Wayne ” Lucius Fox” ; Gary Oldman como Comissário Gordon; Tom Wilkinson no papel do Chefão do crime ” Falcone; Katie Holmes como Rachel, interesse romântico de Bruce, que no longa seguinte de 2008, foi substituída por Maggie Gyllenhall.

Outras presenças marcantes foram de Ken Watanabe( o falso ” Rá , Al Ghul,) e Rutger Hauer no papel de William Earle, acionista mal caráter das empresas Wayne.

Cillian Murphy, acho que foi um pouco desperdiçado em sua jornada como Espantalho.   O ator voltou nas outras continuação, mas não teve uma relevância necessária ao talento do ator.

No geral Batman Begins , é um marco no cinema do gênero de super herói, que abriu as portas para outras empresas a adotar essa mesma estrutura. 

No elenco também tem Tom Wilkinson, Mark Boone Junior, Linus Roache, Larry Holden, Sara Stewart, Gus Lewis, Christine Adams, Gerard Murphy.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *